Casa fresca?

Meu pai sempre com ideias interessantes de fazer a casa ficar mais bonita, decidiu colocar uma pedra em almofadas numa parede da fachada. Eu tinha 15 anos e juntos, aplicamos. Realmente ficou muito bonita a fachada. Fizemos também uma parede de buracos, um jardim… enfim, ele era muito criativo e a casa cada vez ficava mais interessante e bonita.

Além de ficar mais bonita com o revestimento de pedra, a ideia era que a parede esfriasse um pouco, mas a parede esquentou ainda mais.

Esta parede era virada para o oeste e ali dentro era o quarto do casal. A pedra almofadada preta, com sua textura rugosa e a cor escura otimizaram a absorção de calor e o quarto ficou muito quente. À tardinha só era possível ficar no quarto quando a porta estava aberta, porque o vento passava, refrescando o ambiente.

Aos poucos fui vendo que o humor das pessoas muda quando a temperatura está desconfortável.

A solução é colocar condicionador de ar sempre?

Bem, temos um problema de termodinâmica aqui. O que podemos fazer nas construções além de NÃO colocar pedra almofadada preta na parede oeste? (risos)

Vou mostrar aqui como a temperatura pode ser mais amena sem colocar condicionador de ar, o que torna a temperatura mais confortável e faz você economizar com energia elétrica:

O que tem maior área de incidência solar em uma casa? O telhado. Assim, é importante tomar cuidado com o tipo de telha (material, textura e cor), da estrutura (se é boa condutora de calor) e se o telhado é ventilado (porque uma bolha de calor de 60°C vai esquentar a laje e as paredes da casa inteira).

Para proteger as paredes, o melhor é termos beirais com largura de 1m e varandas onde quisermos proteger ambientes internos.

Mas também é importante colocarmos os ambientes que podem esquentar voltados pro oeste e os que não podem voltados pro sul e leste.

Porque leste, se leste também pega sol?

Porque pela manhã a temperatura do ar é mais fresca e a parede esquenta menos. Então, banheiros e área de serviço, depósito, lavabo… para o oeste. Já os quartos e as salas, para sul e leste.

Nem sempre conseguimos colocar nesta disposição. Neste caso, você pode ainda colocar agregados no reboco que irão impedir que o calor passe para a parte de dentro do ambiente, ou pode fazer parede dupla, ou pode colocar plantas para barrar os raios solares. Esta opção é a minha favorita, porque além de refrescar a construção, refresca o entorno dela, umidifica o ar, embeleza a casa por dentro e por fora e dá vida à construção.

É só isso? Não! Lembra daquele ventinho que passa quando a porta do quarto está aberta que eu falei?

Pra ventilar dentro de casa, precisamos ter uma temperatura de fora mais amena, janelas perto do chão, na entrada do fluxo do vento predominante e janelas altas para que o ar quente saia.

Daí o vento predominante e fresco muda de cidade para cidade.

Estas são algumas das estratégias que fazem com que uma construção (sem ficar mais cara, diga-se de passagem), fica mais fresca naturalmente. E mesmo quando você usar condicionador de ar, com os ambientes mais frescos, você vai acabar economizando energia elétrica.

Muita informação, né? Mas tem mais coisa que a gente nem percebe, mas faz toda a diferença:

  • o calor do sol que reverbera do muro e das calçadas esquenta o ar que entra em casa;
  • o contato que o piso da casa tem com os pisos externos (calçada, piso da garagem ou da varanda) que tomam sol, esquentam e conduzem o calor para dentro da casa;
  • as texturas e cores das paredes, mobiliário e decoração que também interferem no calor e na sensação térmica;
  • tamanho das portas e janelas;
  • integração dos ambientes, ou seja, menos paredes;
  • o descolamento da casa do chão;
  • salas e quartos com pé direito alto;
  • plantas e cascatas para umedecer o ar.

Ufa!

Como juntar tudo isso em uma casa? Aí é com a gente!

Deixe um comentário





Voltar para o topo